Total de visualizações de página

14 de fev. de 2011

Carta Convite

                          ESTAÇÃO LITERÁRIA UBUNTU – PONTO DE LEITURA

                Instituto RUMOS da Educação para o Desenvolvimento do Semiárido Brasileiro


EU EXISTO PORQUE VOCÊ EXISTE- UBUNTU”
Quer saber o que é? Dedique um pouco do seu tempo leia esta
     CARTA-CONVITE!

É uma feira literária, e hoje a sua base é  um PONTO DE LEITURA,  instalado em uma comunidade de periferia do município de Juazeiro-BA, com o objetivo de desenvolver ações permanentes de leitura, que provoquem o intercâmbio entre os sujeitos locais e destes com outras instâncias de formação humana, como as artes musicais, visuais, cênicas, dentre outras.
Pretende ser um ponto de referência no fomento de práticas culturais e de leitura que mobilizem as comunidades no entorno e alcancem as políticas públicas locais.
O Bairro escolhido para desenvolver a iniciativa, é Dom Jose Rodrigues, fundado no ano de 1984 e abriga cerca de 12 mil habitantes que sofrem com a precariedade e ausência de políticas públicas culturais, estruturais e educativas para além da Escola.
A população de jovens na faixa etária de 14 a 25 anos está estimada em 40% do total de habitantes.  Possui três escolas públicas, duas de Ensino Fundamental e uma de Ensino Médio. 
UM POUCO MAIS DA ESTAÇÃO

A 1ª ESTAÇÃO LITERÁRIA UBUNTU, nasceu como “direito” - o direito de ter acesso aos bens culturais; o direito de escolher; o direito de aproximar os diferentes territórios educativos, por entender que os saberes, independente do “lugar”, tem um valor. O projeto é uma iniciativa de um coletivo de educadores comprometidos e preocupados em potencializar na cidade de Juazeiro-BA, o fomento e o acesso à leitura como uma prática cultural.

Entendemos o acesso como um ato democrático e importante na formação do comportamento leitor, mas ele isoladamente não garante a participação de todos.

A feira literária foi concebida com a possibilidade de construir comportamentos a partir de diferentes espaços: literário, poético, de denúncia, tendo em vista, o abandono do patrimônio material e imaterial no município de Juazeiro-BA e região do São Francisco. Também para ser um espaço propositivo, considerando que o projeto não se encerraria no “evento” literário, mas na concepção do mesmo e nas propostas firmadas nos dois dias da Estação Literária Ubuntu.

A primeira versão da Estação aconteceu nos galpões abandonados da antiga FRANAVE na orla de Juazeiro no final do ano de 2009 e teve ampla participação de alunos das escolas públicas e particulares. Contou com a presença de escritores, educadores e artistas que se envolveram nas palestras, contos, recitais entre outras ações vivenciadas no espaço, gratuitamente, durante dois dias.
A I Estação teve como centro, a discussão sobre acessibilidade, pautando a discussão sobre as possibilidades de se produzir práticas leitoras, para além dos modos convencionais.

“Aqueles que não podem ler com os olhos, podem ler com outros sentidos”.

Tomando ACESSIBILIDADE como princípio de INCLUSÃO, a Estação Literária UBUNTU no Bairro Dom José Rodrigues, PRETENDE...
·         Promover, a partir do Ponto de Leitura, atividades que possibilitem o acesso ao livro e a formação do leitor;
·        Potencializar as práticas de leitura, desenvolvidas nas escolas públicas que aderirem ao projeto.
·        Construir uma rede de multiplicadores de incentivo à leitura nas comunidades.
·        Construir um espaço na comunidade selecionada para ser a base da Estação Literária Ubuntu;
·        Ampliar o debate sobre inclusão nas comunidades, escolas, meios de comunicação sob o princípio de que os acessos têm de ser múltiplos e plurais para os que enxergam com os olhos e os que enxergam com outras habilidades;
·        Recuperar, restaurar e preservar o patrimônio histórico material e imaterial da comunidade/município, dando-lhes uma nova função, tendo em vista as demandas da contemporaneidade;

NOSSAS ESTRATÉGIAS...

Mobilizar crianças, jovens, adultos e idosos da comunidade em três dias de atividades sócio-educativas que abrirão a ESTAÇÃO LITERÁRIA PERMANENTE no Bairro. Serão nossas atividades:

·        Rodas de leitura – contação de histórias
·        Oficinas de confecção de brinquedos com materiais recicláveis; “NOVAS LEITURAS POSSIVEIS”
·         Oficinas de  História Oral - “MINHA HISTÓRIA” com a terceira idade;
·         Sarau de cordel e poesias;
·         Exposição poética em varal;
·         Mesas de debate sobre a importância da literatura na formação do sujeito , independente do  território educativo;
·         Painel literário com escritores locais;
·         Painel sobre Diversidade étnico-racial;
·         Painel sobre Inclusão social
·         Painel sobre Patrimônio – material e imaterial
·         Exibição de filmes
·         Exposição fotográfica;
·         Exposição de artesanatos produzidos na comunidade;
·         Lançamento e Re-lançamentos de livros;
·         Apresentação e Projetos desenvolvidos pelas instituições Rumos e Ubuntu;

A Estação permanente funcionará de terça a domingo na sede do Instituto RUMOS, com a “Biblioteca em movimento”, aberta a toda comunidade. Serão programadas atividades para seu funcionamento a exemplo de: dias de contação de histórias; dia da poesia e dos “contos”; apoio permanente a crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem[1]
O espaço da Estação servirá ainda, para desenvolvimento do Projeto “TENHO MAIS O QUE FAZER” que envolverá jovens em atividades como: CINEMA NA PRAÇA, RÁDIO DIFUSORA E oficinas de ARTES (visuais, musicais e teatrais).

PARCEIROS DA ESTAÇÃO: QUER SER MAIS UM??
"Um galo sozinho não tece a manhã”
 (João Cabral de Melo Neto)

Para que as ações propostas na ESTAÇÃO LITERÁRIA UBUNTU se viabilizem, é preciso que mobilizemos parceiros que, sensíveis aos nossos objetivos, possam se juntar nesta grande  REDE de sonhos e ações!
Desse modo, contamos com o apoio de sua Instituição para as demandas abaixo, de acordo com o seu perfil de trabalho e atuação. Você pode colaborar doando para a ESTAÇÃO:
1.      Livros com diferentes gêner literários
  •      Gibis; cordel; contos; fabulas; poesias; crônica; biografia...
3.      Fantoches;
4.      Jogos diversos (tabuleiro, cartas e de montar).
5.      Fantasias;
6.      Computadores;
7.      Instrumentos musicais;
8.      Estantes de ferro e madeira para os livros;
9.      Mesas para Crianças de 2 a 5 anos;
10.  DVD´s de filmes e musicais voltados aos sujeitos da Estação;
E mais o que você desejar doar, sobretudo, seu carinho, atenção e sensibilidade com esta causa!!!
“É necessário Investir na educação do olhar para que eles alcancem o não explícito e compreendam o mundo para além do óbvio”

Esperamos poder contar com sua colaboração.
Seja mais UM parceiro desse Projeto inovador por um MUNDO MAIS HUMANO!

“EU EXISTO PORQUE VOCÊ EXISTE- UBUNTU”




COMO COLABORAR MAIS?



Atenciosamente,
Ivânia Freitas – Coordenadora Institucional do RUMOS
Carmen Angélica Costa Melo – Coordenadora da Estação Literária Ubuntu





[1] Os participantes desta atividade serão selecionados a partir de um diagnóstico a ser realizado nas escolas públicas do bairro. O diagnóstico pretende identificar as crianças e jovens que repetiram o ano mais de uma vez e desenvolver com estes um trabalho permanente de acompanhamento, até que superem as dificuldades básicas detectadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário